Eu preciso registrar meu imóvel no cartório

A construção de uma casa possui várias etapas (http://www.metal-land.com.br/blog/guia-etapas-da-construcao-de-uma-residencia/) e, como bem sabemos, é um processo que leva algum tempo (e um tanto de dinheiro). Mas o trabalho não termina no final da obra, sabia? Ainda é preciso legalizar o seu imóvel, para evitar dores de cabeça no futuro.

Se você ainda está em dúvida se é realmente necessário registrar, é preciso entender que esse registro (que irá gerar um número de matrícula único) é o documento que comprova que um determinado imóvel ou terreno é de sua propriedade. Sem ele, o imóvel não é legalmente seu, mesmo que você esteja morando nele.

Complicado, hein? Na nossa opinião, é melhor prevenir do que remediar.

Como registrar o imóvel?

Para realizar a averbação e registro, é preciso ir até o cartório de registro de imóveis mais próximo com a escritura do terreno/imóvel e um documento de identificação. O processo é simples e você sairá do cartório com a matrícula: o número de matrícula é exclusivo de um único bem e deve constar toda a história, descrição e dados do proprietário.

Quanto custa?

O valor de registro varia de acordo com o imposto, que difere de município para município. Em São Paulo, por exemplo, o imposto é de 3% do valor venal do imóvel. Para saber quanto você terá que pagar para registrar um imóvel em Sorocaba-SP, consulte: http://www.cartoriosorocaba.com.br/frmItbi.aspx

Falando sobre impostos, aproveite e releia o post que fizemos sobre quais são os impostos incidentes na construção da casa própria: http://www.metal-land.com.br/blog/quanto-vou-gastar-com-impostos-ao-construir-a-casa-propria/.

Conte com a MetalLand para se informar e descobrir a melhor forma de realizar o sonho da casa própria!

Deixe um comentário