Qual a melhor época do ano para começar uma obra ou reforma

Começar a construir uma casa ou mesmo reformar uma parte dela é uma decisão importante, que deve ser bem pensada e tomada com cautela – o investimento, tanto financeiro quanto emocional, é bem grande, por isso não dá pra decidir nada no impulso. Levando isso em consideração, é normal que haja dúvidas sobre o melhor momento para começar.

Existe época certa para começar uma obra?

Depende. A verdade é que não existe uma fórmula mágica, pois a melhor época para construir ou reformar varia de acordo com diversos fatores. Vamos citar alguns deles:

  • Orçamento

A melhor época para iniciar a obra sempre será aquela que seu orçamento permitir. Não adianta se encher de dívidas para começar logo, a menos que seja uma emergência. Então avalie suas finanças, se possível faça uma reserva de dinheiro e só então inicie o trabalho.

  • Conforto

Quando falamos em reformas, a data de início irá depender da sua rotina. Se a obra for muito grande, será necessário se programar para sair de casa. Nesse caso, é preciso avaliar qual o melhor momento para fazer essa mudança temporária. Se for uma reforma menor ou se você está disposto a conviver com uma obra, é fundamental adequar sua rotina para que o impacto negativo em sua vida seja mínimo. Por exemplo: reformar durante as férias das crianças pode não ser o momento ideal.

  • Clima

Idealmente, um clima quente e seco é melhor para as obras. Como no Brasil temos verões chuvosos e invernos secos, para definir quando começar a construir é melhor avaliar a dimensão da obra. Se for para subir uma casa, o ideal é dar preferência ao tempo seco, contudo reformas mais simples podem ser feitas em qualquer época, mesmo com chuva.

  • Preços de materiais e mão-de-obra

Fique de olho em promoções e evite fazer renovações em períodos de alta de preços. Exemplo: instalação de ar-condicionado em pleno verão.

No final das contas, o mais importante é se planejar! E esse planejamento deve começar muito antes da obra em si. A compra do terreno, o projeto, a contratação de mão-de-obra e compra de materiais podem e devem ser feitos com calma, aproveitando sempre os melhores preços!

Deixe um comentário