Os melhores bancos para financiar um imóvel

Ao fazer o financiamento de um imóvel você está adquirindo um contrato a longo prazo e uma grande responsabilidade. Por este motivo é necessário muita reflexão, pesquisa, questionamentos e comparações, até que você decida qual banco te concederá o empréstimo. Apesar das taxas de juros e o tempo de financiamento ser importantes para essa tomada decisão, um dos elementos mais importantes é o CET (Custo Efetivo Total) do crédito, pois ele considera todas as despesas do financiamento, inclusive seguros e taxas administrativas cobradas pelo banco.

Segundo um levantamento feito em junho deste ano pela PROTESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a Caixa Econômica Federal ainda é a instituição mais barata para se fazer um financiamento imobiliário. A pesquisa comparou os juros e o CET dos seis principais Bancos que oferecem crédito imobiliário no país: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander. Ainda com esse dado em mãos, antes de realizar a aquisição da casa própria, é aconselhável fazer uma simulação de financiamento, que pode ser realizada em diversos sites, inclusive no da própria PROTESTE, para ter uma noção de como anda o mercado.

Escolhendo a melhor opção para seu perfil, o estudo citado acima indica que é possível poupar mais de R$100 mil. Geralmente os empreendimentos têm um ou mais bancos responsáveis pela construção e muita gente acaba ficando com receio de buscar financiamento em outra instituição, mas não existe problema nenhum em procurar outro banco que ofereça melhores opções de taxas de juros e CET ou até mesmo negociar e barganhar melhores condições. O relacionamento que você tem com a instituição financeira que irá financiar seu imóvel costuma contar muito na hora de conseguir melhores benefícios.

Por último, fique atento ao tipo de amortização escolhida para quitar sua dívida. As duas formas básicas são o SAC (Sistema de Amortização Constante) ou a Tabela Price. No SAC, como o próprio nome já diz, as parcelas de amortização são constantes. Já no sistema Price, o que se mantém constante é o valor da prestação e, consequentemente, a amortização do valor principal da dívida será crescente mês a mês. Embora algumas instituições financeiras tenham pré-definido o tipo de sistema a ser utilizado no financiamento imobiliário, esse é um ponto que em determinadas ocasiões pode ser negociado. De acordo com especialistas, optar pela SAC pode fazer com que o custo do financiamento acabe menor ao final do período da dívida, mas para fazer a escolha você deve considerar também outros aspectos, como comprometimento de renda, percentual máximo financiado, prazo e taxa de juros.

Se você quer começar um novo capítulo da sua história, não deixe de conhecer os empreendimentos da Metal Land (http://www.metal-land.com.br/)!

 

Fonte: https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/os-melhores-e-piores-bancos-para-financiar-imovel/

Deixe um comentário